O que é Segurança do Trabalho e porque investir

Segurança do trabalho pode ser entendido como o conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.


A Segurança do Trabalho estuda diversas disciplinas tais como:


Introdução à Segurança, Higiene e Medicina do Trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em Máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada à Engenharia de Segurança, o Ambiente e as Doenças do Trabalho, Legislações, Normas Técnicas, Responsabilidade Civil e Criminal, Perícias, Proteção do Meio Ambiente, Ergonomia e Iluminação, Proteção contra Incêndios e Explosões, etc.


A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, Normas Regulamentadoras Rurais, leis complementares, ABNT’s, portarias e decretos, como também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.

Porque investir em Segurança do Trabalho?

Alem de ser exigência de lei, a Segurança do Trabalho faz com que a empresa se organize, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos, melhorando as relações humanas no trabalho, minimizando os custos da empresa. Muitos empresários têm a idéia errônea que devem diminuir seus investimentos em equipamentos de proteção individual, contratação de serviços de segurança do trabalho e medidas de segurança.


O custo de um acidente pode trazer inúmeros prejuízos à empresa. O acidente leva a encargos com advogados, peritos, aumento do SAT, perdas de tempo e materiais e produção.


Há casos de empresas que tiveram que fechar suas portas devido à indenização por acidentes de trabalho. Com certeza teria sido muito mais barato investir em prevenção e em regularização da segurança.